Mini-guia de Bares & Baladas em Chicago

A lista de bares da cidade é grande e a programação é super variada. Sempre vale a pena dar uma olhada na Time Out Chicago e no Chicago Reader para saber o que está rolando especificamente durante a semana em termos de shows, eventos especiais, exposições, etc. A Time Out é um pouco mais "sofisticada"; já o Chicago Reader é mais indie, mas ambos sao bem confiáveis em termos de acuracidade e qualidade das recomendações. Chicagoist, Thrilist e Chicagomag também são fontes interessantes. Outras excelentes fontes de informação para calendário de shows são os sites da Jam Productions, Ticketmaster e Live Nation.

DICA 1
: Alem de onde sair em Chicago, já me perguntaram sobre preços de baladas e bares e meus comentários são basicamente os seguintes: em comparação com São Paulo e Rio de Janeiro, as baladas aqui são baratas. Os clubs não cobram mais que $15-30 a entrada, o mesmo vale para bares com música ao vivo (claro que existem algumas exceções). Não existe consumação mínima e em vários bares e baladas você pode abrir uma "conta" deixando o cartão de crédito com o/a bartender. É seguro, já fiz isso mil vezes e nunca tive problemas. As bebidas ficam entre $3-15 dependendo do que for beber, localização do bar, etc, etc. Outra dica importante é sempre considerar o uso de taxi, transporte público ou Uber/Lyft porque a lei de beber & dirigir aqui pega mesmo.


DICA 2: pode não ser do conhecimento de todos, mas varios bares e clubs não aceitam menores de 21 em funcão da restricão de venda de bebidas alcoolicas. Nao adianta chorar, não entra mesmo,nem com jeitinho brasileiro. Portanto, vale checar o site do bar/club antes de sair de casa.


DICA 3:
Quanto aos horários de sair, o pessoal sai mais cedo em comparação ao Brasil, principalmente no inverno. O horário de pico nos restaurantes é entre 18-21h. Nos bares e rooftops, a noite começa as 18h com happy hour e vai até no maximo meia-noite. As baladinhas/clubs funcionam normalmente entre 22h-2am. A grande maioria dos bares e clubs fecham as 2am, mas há algumas exceçoes que vão até 4am.




Os bares e baladas estao classificados de acordo com estilo do lugar e atmosfera. Para fins de localizacao, o bairro esta entre parenteses.


JAZZ & BLUES
Chicago é mundialmente conhecida por produzir Jazz & Blues de excelente qualidade!
The Green Mill Lounge (Uptown): jazz, jazz, jazz! Clique aqui para um artigo super bacana do Chicago Reader sobre a fantástica história desse jazz bar que faz parte da historia da cidade.
Andy's Jazz - outro bar bacana dedicado ao jazz na região de River North.
Rosa's Lounge (Logan Square) e B.L.U.E.S Bar (Lincoln Park) - ambos são excelentes bares de blues e conservam uma atmosfera local, nada de pegadinha turística.
Kingston Mines (Lincoln Park) e o Buddy Guy Bar (Loop) tem uma pegada um pouco mais turística, mas a música sempre é boa. Além de no Buddy Guy Bar ter a chance de eventualmente poder ver o Buddy em pessoa (ele tradicionalmente toca o mes de Janeiro inteiro), mas é possivel encontra-lo por la as vezes.

SPEAKEASY
Escondidos no subsolo de algum predio e com a pretensao de ser "exclusivo", do tipo tem que saber a senha para passar pela porta escondida, com jazz ou showzinho burlesque rolando ao fundo, esses bares sao uma delicia para drinks e bate-papo! Vale checar o The Drifter e Untitled.

HOUSE MUSIC & ELETRONICA
Igualmente conhecida pela música eletronica, Chicago é o berço da house music!
Não perca tempo indo a lugares cheio de playboys, o lugar para a boa e clássica música eletrônica, onde as pessoas vão para dançar e não azarar, com história e reputação é a pistinha do Smart Bar. Ponto final. Se jogue! Seguindo o Smart Bar pertinho em termos de qualidade do som e line-up, tem a The Mid, bem descolada! Tem outras opções também: o Studio Paris tem um ambiente bem sofisticadex e uma pistinha legal na cobertura; o Neo em Lincoln Park tem uma programação de eletrônica e rock mais pesados; Spybar e Sound bar (um praticamente na frente do outro) são clubs bacanas em River North, bem "dark", ambos ficam no subsolo e a entrada é meio escodida, para dar um charme. E finalmente tem o Underground, que é mais glamuroso e o bouncer tem que ir com a sua "face", do contrário você mofa na fila.

FOCO EM CERVEJAS
Clique no post "Cervejarias para Conhecer em Chicago", para bares com foco em cervejas e no boom de mini-cervejarias que vem dominando a cidade. Alias, esse post deu um trabalho de campo muito grande! (tsc)

MÚSICA AO VIVO
The Empty Bottle (Wicker Park); Lincoln Hall (Lincoln Park); Schubas (Lakeview); Metro (Lakeview); The Hideout (Bucktown) e Simon's Tavern (Andersonville)


SOFISTICADO & PLAYBOY
Qualquer barzinho, restaurante, lounge, etc. na Hubbard St. e em River North em geral: alguns exemplos Pops for Champagne, Hub 51 (River North), The Pump Room (Gold Coast), Fatpour (Wicker Park), The Bedford (Wicker Park). O meu favorito - The Violet Hour em Wicker Park com a fachada mais bacana da cidade! A atmosfera e os drinks sao bárbaros, mas fuja das filas dos finais de semana...

ARTSY

Para quem curte apreciar artes plasticas e visitar galerias, vale a pena conhecer Pilsen, o bairro mais ao sul que concentra varias galerias. Principalmente na segunda 6feira do mes quando todas as galerias estao com inauguracoes de exibicao e tem centenas de pessoas andando por ali. Nao deixe de checar o bar Simone's, classico de Pilsen. Eventualmente voce pode cruzar uma banda tocando no meio da rua. Mais detalhes no site do Chicago Art District.

RELAX & HIPSTER
Aqui são todos localizados entre Wicker Park, Bucktown e Logan Square: The Whistler (cocktails geek), Scofflaw (cocktail geek), Five Star, Boiler Room (excelente pizza e sorvete de Jamenson), Charleston, Map Room, Danny's, Bar Deville, Rainbow, High Dive, Match Box e Cole's.


GAME BAR
Categoria em ascensão! Em resumo são bares que tem entretenimento distinto de música: eles rementem aos anos 80 com jogos de fliperama, jogos de tabuleiro e outros mais comuns de boteco como sinuca, pebolim e dardos. Super divertido para ir em turma e relembrar como se joga Pac-Man - Emporium Arcade Bar (Logan Square e Wicker Park, tem que pagar a maioria dos jogos); Beercade (River North e Lakeview, não tem que pagar para jogar, mas a bebida é $1-2 mais caros que a média).

Bares com lareira Para curtir no inverno - clique no link para o post dedicado aos bares mais aconchegantes.  E para o famoso lanchinho da madrugada, recomendo o The Wieners Circle.


Thrillist Bar CTA: para o bar hopping ideal! O Thrillist publicou um mapa associando os pontos das linhas de metro com um bar que merece ser conhecido na região. Perfeito para "If you drink, don't drive".




Perguntas? Comente aqui no post, mande uma mensagem no "Fale Comigo" aqui na coluna da direita ou da uma olhada no Perguntas & Respostas do World, Surprise me! Tentarei responder o mais breve possivel.

Clique no link para continuar Explorando Chicago!

Atualização | 23.jan.2016