Cinque Terre, Itália

A Itália despretenciosa e bucolica! 

As Cinque Terre são Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola, Riomaggiore e a "sexta" terre, a adoravel Portovenere. Os vilarejos são  super fofos, um monte de predinhos antigos e coloridos encrustrados nas pedras. É impressionante considerando que algumas contruções estão lá firmes há mais de 500 anos. Não espere o luxo da Costa Almafitana, os predinhos são simples e passam a sensacão de "gente como a gente" vive por . O que é delicioso! O passeio de barco proporciona a melhor vista das terre. Já o trem pode ser bastante funcional e rápido, mas como o trajeto que liga as vilas é praticamente feito por túneis, não vale a pena do ponto de vista turístico. Os vilarejos são pitorescos e um dia é suficiente para conhecer todos. A não ser que o objetivo seja cruzá-los fazendo trekking (tem muita gente caminhando nas trilhas), aí sim 2 ou 3 dias são necessários.


Riomaggiore

O roteiro inicial era sair cedo de La Spezia e ir de trem até Monterosso. Depois voltar de barco parando em Vernazza e Manarola; de Manarola caminhar pela Via D'ell Amore até Riomaggiore e finalmente de lá seguir de barco a Portovenere. No entanto em função da maré e mar meio revolto, os barcos não estavam parando em Vernazza e Manarolla. Além disso, a Via D'ell Amore estava fechada por deslizamentos recentes. No final das contas fomos até Monterosso de trem e de lá seguimos de barco a Riomaggiore e Portovenere. Ainda sim, muito proveitoso e com um dia lindo de sol, é inesquecível!

Para retornar de Portovenere a La Spezia, pegamos um ônibus local. Mas como entramos no primeiro ônibus que passou pelo ponto, tivemos que descer no centro de La Spezia e pegar um táxi para voltar ao hotel. No final das contas, o passeio de ônibus se tornou um otimo city tour por La Spezia, que é uma cidade portuaria enorme e muito bonita.

Fechamos o dia obviamente com pizza em La Spezia, um restaurante bacaninha perto do hotel.

Monterosso

Onde ficamos:
Hotel Mary em La Spezia. O hotel é simples, limpo e com um café da manhã decente. O fator mais importante é a localização: logo em frente a estação central de trem, o que facilita tanto a visita ao parque de Cinque Terre, como saída para outras partes da Itália.

Como chegar:
Para La Spezia: viemos de trem direto de Roma. 3h de viagem, super agradável e barato.
Para Cinque Terre: Vi carros em Monterosso e Riomaggiore, mas as duas maneiras mais tranquilas de chegar as vilas são mesmo de trem ou barco. O mix trem & barco como recomendado pelo Ricardo Freire do Viaje na Viagem é ideal, se o tempo permitir.


Monterosso
Monterosso
Monterosso
Monterosso
Monterosso
Monterosso
Monterosso
Monterosso
Monterosso
Monterosso
Monterosso
Monterosso
Monterosso
Vernazza
Vernazza
Corniglia
Corniglia
Corniglia
Manarola
Manarola
Manarola
Riomaggiore
Riomaggiore
Via Dell'Amore - Riomaggiore
Riomaggiore
Riomaggiore
Riomaggiore












Portovenere
Portovenere foi ultima terre que visitamos, mas se for para ficar ate o por do sol, o ideal seria parar em Riomaggiore mesmo.

Portovenere
Portovenere
Portovenere
Portovenere
Atualizado em 03.out.14 | Data da viagem: Set.14

World, Surprise Me! Continue explorando a Europa:
Londres, o Lado B (PT)| Updated on 21.apr.2014
London, UK (EN)| Updated on 17.mar.2014
Loire Valley, France (EN) | Vale do Loire, França (PT) | Updated on 10.jul.2014

No comments:

Post a Comment