Vale do Loire, França (PT)

Atualizado em 10.jul.14 | Data da viagem: Jul.13 

To see this post in English, click here

Listado como um Patrimônio Mundial da UNESCO no final de 2000, o Vale do Loire, é digno de nota para a qualidade do seu património arquitectónico. Cidades históricas, como Amboise, Blois, Chinon, Orléans, Saumur e Tours, e em particular os seus mundialmente famosos castelos, tais como o Châteaux Amboise, Azay-le-Rideau, Chambord e Chenonceau.

Especificamente citando a UNESCO, o Vale do Loire é "uma paisagem excepcional cultural, de grande beleza, formada por cidades e aldeias históricas, grandes monumentos arquitetônicos - os Châteauxs - e as terras que foram cultivadas e moldadas por séculos de interação entre as populações locais e sua ambiente físico, em especial o próprio Loire. "

Château Chenonceau
Para visitar:
Aqui está o nosso itinerário super express de 1 dia saindo de Orleans, a cidade onde nos hospedamos, para visitar quatro castelos. O dia foi bem longo e bem agitado, mas valeu muito pena. 

Partindo de Orleans seguimos para Chambord, o primeiro e mais impressionante castelo, por uma estradinha secundaria cheia de mini-vilas medievais e campos de trigo com flores, super pitoresco. De lá continuamos até Chenonceau, o castelo/ponte sobre o rio, absolutamente maravilhoso não pelo tamanho mas pela historia e pela paisagem. Clos Luce, a ultima residencia de Leonardo da Vinci, com um mini-museo expondo as peças e idéias do genial cientista/pintor/artista/consultor do rei, foi a proxima parada. E terminamos o dia na cidadezinha de Amboise e visita ao castelo que tem uma vista magnifica do Vale do rio Loire. No caminho de volta a Orelans paramos para jantar em Blois, outra cidade medieval deliciosa ao longo do Vale do Loire.

O vale se extende por várias cidades e tem um numero enorme de castelos, hoteis e atracoes. No entanto, li em varios sites que nao se recomenda ficar por lá mais que 3 dias, porque pode ser um pouco repetitivo. Li bastante também sobre passeio de balão aqui, aqui e aqui e parece ser realmente uma experiencia inesquecivel para ver o vale sob outro angulo. Quem sabe um dia ...  

Chateau du Chambord
Mapa para explorar o Vale do Loire de carro em 1 dia: 
A / F) Orleans: Em Orleans, visitamos a catedral, que é impressionante.
B) Château Royal D'Amboise
C) Château Du Clos Lucé
D) Château Chenonceau
E) Chateau du Chambord



Onde ficar:
Ibis em Orleans - barato, limpo, boa localização. No entanto, se um dia eu voltar, me hospedaria em Blois, que é mais perto dos castelos e tem um ambiente mais bacana. 
Detalhes: Ibis Centre4 rue du Marechal Foch, Angle boulevard Rocheplatte - Orleans
Em sentido horário: Chambord (topo, esquerda), Chenonceau, Amboise e Clos Luce
Site com boas dicas em Portugues: Conexao Paris, Vale do Loire

No comments:

Post a Comment